DOENTES COM LINFEDEMA E LIPEDEMA

O que causa o linfedema?
Congestionamento nos tecidos – O nosso sistema linfático está ligado ao sistema cardiovascular e desempenha funções para o nosso organismo que são tão importantes como as do próprio sistema cardiovascular. Desempenha um papel decisivo como parte do nosso sistema imunológico. Enquanto temos saúde, dificilmente existem razões para pensar no sistema linfático. Só percebemos a sua existência quando ele se encontra debilitado – no caso do linfedema, por exemplo.

O que é isso, exatamente? O linfedema ocorre quando o fluido linfático não consegue fluir para o coração de modo adequado e se acumula nos tecidos. Isto pode ser comparado com uma espécie de engarrafamento de trânsito. Os braços e as pernas incham e forma-se um edema, ou seja, um inchaço crónico.

Porém, com o tratamento adequado e uma atitude positiva, é possível levar uma vida diária que seja o mais normal possível. Porque uma coisa é certa: há formas de manter o linfedema constante e curtir a vida ao mesmo tempo.

O serviço de “eliminação de resíduos perigosos” do corpo
O sistema linfático pode ser comparado com o serviço de “eliminação de resíduos perigosos”, porque transporta produtos residuais para fora do corpo. Nestes incluem-se, por exemplo, proteínas, produtos de degradação metabólica, produtos inflamatórios ou gordura da cavidade abdominal. O sistema linfático estende-se ao longo dos vasos sanguíneos e cobre todo o nosso corpo como uma rede.

Todos os dias, ele transporta até quatro litros de linfa purificada de volta para a circulação do sangue. Pode desenvolver-se linfedema se a drenagem linfática for interrompida ou enfraquecida. Existem hoje tantas opções de tratamento diferentes que é possível levar uma vida quase perfeitamente normal, mesmo tendo linfedema.

A mostrar 1–24 de 31 resultados

A mostrar 1–24 de 31 resultados