Hipertensão Arterial

A tensão arterial é a força que o sangue exerce contra a parede das artérias. a tensão arterial não é estática, ela altera-se ao longo do dia e de dia para dia. Mas então o que faz variar a tensão arterial?

São vários os fatores que provocam oscilações na tensão arterial, como:

  • O débito cardíaco, isto é, a quantidade de sangue que o coração bombeia por minuto. Por exemplo quando corremos o coração tem necessidade de bombear mais sangue do que quando estamos sentados no sofá. Durante um exercício físico moderado é esperado que a pressão arterial sistólica (máxima) suba e a diastólica (mínima) desça ou mantenha o seu valor.
  • A resistência vascular periférica que, de uma forma simples, é a força dos vasos sanguíneos, ou seja a resistência aumenta se eles estão mais contraídos e a resistência diminui se eles estão mais dilatados. Esta resistência é influenciada por vários fatores como substâncias que produzimos ou a resposta do nosso sistema nervoso.

 

É uma das complicações mais frequentes nas pessoas com diabetes e das complicações que mais contribui para aumentar o risco cardiovascular.

Os valores de normalidade da pressão arterial para diabéticos diferem dos valores para indivíduos saudáveis.

A hipertensão arterial não é diagnosticada apenas numa medição, é necessário um acompanhamento do seu médico e medições em dias diferentes e, por vezes, até em circunstâncias diferentes, isto é, medições em casa e medições no consultório médico.

Valores acima de 130/85mmHg nas pessoas com diabetes já são considerados elevados e são necessários cuidados. Inicialmente estes cuidados passam por alteração de hábitos alimentares e prática de exercício, nem sempre é necessária medicação numa fase inicial, no entanto cada caso é um caso e deve ser sempre avaliado pelo seu médico.

Não é possível falar de hipertensão arterial sem falar no consumo de sal. Vários estudos demonstram que a população portuguesa consome demasiado sal. Reduza o consumo de sal, pode usar ervas aromáticas que também dão bastante paladar aos alimentos, não adicione sal aos alimentos já confecionados.

A água está no centro da roda dos alimentos, ela trás muitos benefícios, a quantidade de água que cada pessoa necessita pode variar, no entanto, em média, todos devemos beber, pelo menos, 1,5 litros de água diariamente.

Praticar exercício também é importante para o controlo da sua tensão arterial.

Também existem medicamentos que ajudam a baixar a tensão arterial, são os anti-hipertensores. Estes medicamentos só podem ser prescritos pelo médico e deve sempre seguir as suas indicações. No entanto é importante lembrar que os medicamentos devem ser acompanhados de uma alimentação saudável e de prática regular de exercício físico.

Uma hipertensão arterial não controlada aumenta o risco de doenças cardiovasculares como o enfarte do miocárdio e o AVC (acidente vascular cerebral).

ref. (14) (5) (2) (29)